Todos nós sabemos que a vítima de roubo na semana passada foi o Exército Brasileiro, onde deram voz de assalto a um soldado, que estava de sentinela, e roubaram um fuzil. Os comentários que ouvimos na cidade são categóricos em afirmar que este ato foi de ousadia dos bandidos, outros, porém, afirmam que foi fragilidade da segurança.

Não quero entrar neste mérito, mas sinto-me na obrigação de externar minha opinião sobre este assunto, não como perito, mas como agente público municipal e cidadão. Esse assalto ou roubo contra a unidade do E´xército foi um crime premeditado. Tem todos os indícios da participação do crime organizado, não tenho dúvida disso, basta refletirmos.
Há quem interessa obter uma arma do Exército? Será que, se este crime fosse feito por criminosos amadores, o Exército já não teria recuperado a arma e prendido os criminosos em questão de algumas horas após o ato criminoso?
Não é novidade para os sudoestinos que a nossa região é corredor do tráfico de drogas e contrabando, entre tantas outras coisas, como cigarros, por conta de sermos uma região de tríplice fronteira, divididas por linha seca.
Francisco Beltrão por ser a maior cidade da região, em número populacional, no aspecto econômico, financeiro e social, por ter instalado a Penitenciária Estadual e sem delegacia da Policia Federal, paga este ônus. Enfim, se há uma cidade ideal para que os gerentes do crime organizado estabeleçam seus domicílios residenciais, sem dúvida, infelizmente, é Francisco Beltrão.
Além de todos estes itens que favorecem o crime organizado a se instalar em nosso município, tem um outro fator que é mais atrativo para os criminosos, pois em momento algum tivemos ações para inibir estas contravenções. Há não ser que minha memória me traia, só no ano de 1996, tivemos uma "batida" da Policia Federal. De lá para cá, apenas os serviços rotineiros e banais do policiamento foram feitos, como é feito em qualquer outra cidade que não possuí os mesmo problemas que eu penso que temos e tenho a coragem de reportá-los neste texto.
No entanto, muitos ao lerem este texto podem perfeitamente questionar o porquê que estou fazendo esta analise somente agora. Se esta análise refletir a realidade, qual serão as medidas a serem tomadas? Irei responder, com muita ênfase e tranquilidade. Não é de agora que tenho abordado estas questões, tanto que no ano passado tive uma audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, junto com o assessor de imprensa da Câmara Municipal, Luiz Carlos Baggio, do deputado federal Assis Miguel do Couto e do assessor da senadora, hoje ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Carlos Carbone, onde pontuamos como falta de segurança pública no Sudoeste.
Fomos enfáticos em defender a instalação da sede da Policia Federal aqui em Francisco Beltrão, porque entendemos ser esta, a única forma de obstruir o Sudoeste como do corredor do trafico.
Esta é pelo menos a minha opinião.

Vereador Jocemar Madruga (PT) – Francisco Beltrão
fonte: (http://www.noticiaspoliciais.com.br)