As festas juninas chegaram e com elas aumenta o número de acidentes por queimaduras. Os fogos de artifício e as fogueiras são as principais causas desses acidentes, atingindo principalmente as crianças. Os riscos vão de queimaduras leves a gravíssimas, que podem fazer com que a pessoa perca dedos das mãos ou mesmo os chamados tecidos moles, que são os músculos.

O Corpo de Bombeiros orienta os usuários de fogos. Conforme o sargento Inoir Gandin, do 3º SGBI de Francisco Beltrão, os cuidados devem começar já durante a compra. Ele alerta que a compra deve ser feita somente em locais credenciados, que seguem as normas de segurança. Além disso, crianças jamais devem se utilizar de fogos de artifício, inclusive a venda é proibida para menores de idade.
Gandin ressalta que a prevenção é fator determinante para se proteger de acidentes no período das festas juninas. Ela explica o que deve ser feito em casos de acidente. Jamais devem ser usados produtos para amenizar a dor, o correto é seguir direto ao médico ou acionar o Corpo de Bombeiros para os primeiros atendimentos.
fonte: (http://www.diariodainformacao.com.br)