Os festivais revelam novos talentos e desempenham um papel importante na cultura de um município, uma das formas de divulgar os artistas é através da música seja do gênero sertanejo ou popular. A música é essencial na vida de qualquer um. Som, ritmo, melodia e poesia juntas movem as engrenagens do mundo.

Devido a importância que a música exerce na vida do ser humano e acreditando na cultura no município a Administração Municipal e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Realeza, realiza o Festival municipal da música popular e sertaneja.
No sábado, dia 22 de setembro, foi realizada a primeira eliminatória na Comunidade de Vargem Grande, tendo como resultado os seguintes calouros de cada categoria:
Ouro: 1° lugar Cheley Almeida, 2° lugar Ceny Langner, 3° lugar Luciane Batistella
Adulto: 1° lugar Paula A. Cavalheiro Ponciano, 2° lugar – Giovani e Leonardo, e 3° lugar Cristiano Ambrosini.
Juvenil: 1° lugar Renata Batistella, 2° lugar Claudio e Pedro Gomes dos Santos, e 3° lugar Gabriela Sandri
Infantil: 1° lugar Thássila Colpani Zílio, 2° lugar Taynara Milena, e 3° lugar Marina Dapizzol Siqueira.
A Administração Municipal agradece a toda Comunidade de Vargem Grande pela participação e pelo espaço cedido para a realização do festival, agradecimentos também aos jurados; Adilson de Azevedo, Jonas Luiz Busatta, Kelly Cristina Moraes de Matos, Vilmar M. Barreto, e Vilmo Bedin, aos calouros e às famílias que prestigiaram o festival. A  todos muito obrigado e até a próxima eliminatória no dia 20 de outubro na Comunidade de Santa Terezinha.

Fonte: Assessoria Realeza
Crédito da foto: Foto Sul Color