Passam os anos e o chá verde continua imbatível quando o assunto é benefícios à saúde. Com a ajuda do site Minha Vida, elencamos xx dicas e motivos para você ingerir a bebida diariamente.


1. Chá de saquinho é menos eficiente

Quando o chá é feito com o saquinho industrializado, parte das propriedades se perdem. Isso porque no pacotinho não há folhas da planta. Leva uma mistura com o caule, que tem menos nutrientes.

2. Existe a melhor hora para tomar o chá 

Assim como o café, o chá verde não deve ser tomado logo após as refeições. A cafeína, presente nas folhas do chá, prejudica a absorção de ferro e vitamina C pelo organismo. Espere pelo menos uma hora.

3. Acabe com o gosto amargo

Acrescente duas colheres de sopa de mel, que deixará o chá com um sabor mais adocicado. Outra dica é bater o chá no liquidificador com frutas, como morango, amora, maçã verde, laranja e uva.

4. Acelera o metabolismo

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo e favorecem a queima de gorduras. Pra produzir esse efeito, o ideal é tomar um litro da bebida por dia.

5. Temperatura não interfere

Para ajudar na queima de gordura, pode-se beber o chá quente, frio, ou gelado.

6. Protege o coração

O chá verde ajuda a proteger a saúde do coração, diminuindo as chances da formação de coágulos nas artérias, graças aos flavonoides que carrega.

7.Bebida antienvelhecimento

O chá verde impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células. Os nutrientes que fazem essa mágica são os carotenos, vitaminas C e E, presentes nas folhas.

8.Reduz o colesterol ruim

Um estudo feito pela Universidade do Paraná mostrou que pessoas que tomam chá verde têm mais chances de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue, o LDL, se comparadas as pessoas que não consomem a bebida.

9. Fortalece o sistema imunológico

Graças aos polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico, o chá verde melhora o  funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações e doenças causadas por vírus e bactérias.

10. Protege contra o câncer

Por causa da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células aconteça de maneira desregular, e do bioflavonoides, o chá verde contrinui para bloquear alterações celulares que dão origem aos tumores.

11. Evita a depressão

Pesquisa  publicada American Journal of Clinical Nutrition, aponta que pessoas que tomam chá verde com frequência se tornam 44% menos propensas a ter depressão. O aminoácido chamado theanina é o responsável por esse benefício. Ele tem efeito tranquilizante. A dica é tomar de três a quatro xícaras do chá por dia.

12. Grupos que devem evitar o chá

Algumas pessoas devem consultar um médico antes de incorporar a bebida na rotina. Médicos costumam não indicá-los para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas.