Prestar atenção no seu dia a dia mude algumas coisinhas na sua rotina. Elas farão uma bem enorme à sua saúde. Algumas circunstâncias podem contribuir para você ficar doente com mais frequência.
O segredo para evitar isso é prestar atenção no seu dia a dia e começar a incluir na sua rotina algumas medidas simples, mas que fazem grande diferença na sua saúde. Quer saber quais são elas?




Confira abaixo como você pode deixar o seu sistema imunológico mais forte.

1. Lave bem as mãos

A lavagem frequente das mãos se tornou ainda mais . Mas ela não deve deixar de ser feita só porque houve queda nos casos e existe a vacina. Lavar bem as mãos ajuda a evitar a gripe comum, o resfriado, infecções intestinais e mais uma série de doenças por contato. Lave-as após ir ao banheiro, após usar o transporte público, antes das refeições e outras situações que ache necessário. Use água e sabão esfregando as mãos por 20 segundos, a quantidade de tempo suficiente para matar os germes.

2. Consuma mais zinco

O zinco é tão necessário para o combate e prevenção da gripe quanto a vitamina C. Alguns complexos de vitamina C vendidos nas farmácias contêm zinco, mas ele também pode ser encontrado em fórmulas exclusivamente com o mineral. Alguns alimentos também são ricos em zinco, como a aveia, nozes, carnes, peixes, crustáceos e abóbora.

3. Faça exercícios

No inverno a malhação pode fazer ainda mais por seu organism. Além de tonificar a sua musculature, fortalece a imunidade nessa temporada de gripes e resfriados. Fazer exercícios também reduz os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, deixando você mais relaxado e disposto.

4. Beije bastante

Ao contrário do que se imagina, devido à troca de saliva, beijar é uma ótima maneira de aumentar a sua imunidade. A troca e exposição aos germes que faz com que o seu sistema imunológico melhore. Mas isso só acontece quando o beijo é entre pessoas saudáveis. Se alguém nessa história estiver com gripe, o efeito é cama, mas não no sentido que você gostaria.

5. Coma mais alho

Alho é um poderoso aliado para seu sistema imunológico porque contém antioxidantes e tem efeito antiviral. O alimento ainda estimula a multiplicação de glóbulos brancos e a eficiência da produção de anticorpos. Pesquisas comprovam que o alho é importante na prevenção do câncer e de doenças do coração.

6. Deixe o álcool de lado

O consumo de álcool é péssimo para a imunidade, e quem abusa pode ficar doente com muito mais frequência. O álcool prejudica as células brancas do sangue e, quando elas estão deficientes, não são capazes de combater vírus e bactérias. Os efeitos duram até 24 horas após a bebedeira. Quando se consome álcool muitas vezes por semana, as células não têm tempo de se recuperar.

7. Ouça música

Ouvindo o tipo de música que lhe agrada faz a imunidade ficar em alta. Música combate a depressão. Prefira as que te empolgam positivamente, pois estudos já comprovaram que os bons pensamentos vindos da música mantêm as pessoas mais saudáveis.

8. Tome iogurte

O iogurte contém probióticos repletos de bactérias saudáveis. São essas bactérias do bem ajudam na digestão e no trânsito intestinal, além de melhorar a imunidade do organismo. Os probióticos podem ainda ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL e auxiliam na absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão da lactose.

9. Escape dos vírus e germes

Quando alguém que estiver perto for dar um espirro perto de você se esquive por pelo menos 20 segundos. Leva em torno desse tempo para interromper a transmissão do vírus no ar. Mesmo se você receber olhares de reprovação, o que importa é que a sua saúde estará a salvo neste inverno.

10. Vida sexual saudável

Manter uma vida sexual saudável ajuda a combater males como a depressão e até a gripe. Segundo uma pesquisa de 1999, o ideal é que você tenha relações no mínimo de uma a duas vezes por semana.