Fora os humanos e as variações de primatas (chipanzés, orangotangos e afins) Saiba quais são espécies mais inteligentes do reino animal.


1. O porco

Sim, não era à toa que na obra Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, um porco ganhou o título de Marquês (o Marquês de Rabicó). O porco está entre os animais domesticados pelo Homem, considerados como o mais inteligente do planeta. Pesquisas comprovam que as habilidades desse animal porco superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem o que significa um espelho, por exemplo. Numa pesquisa científica, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo. Eles precisavam  diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam olhando pela primeira vez. Eles foram melhores no teste até do que chimpanzés.

2. O polvo

O “Paul”, do Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha, não nos deixa mentir. Ele fez sucesso durante a Copa do Mundo, na África do Sul, acertando muitos resultados de jogos. Pois saiba, os polvos são os mais espertos entre as espécies de invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que eles têm memórias de fatos recentes e mais antigos. Os polvos também conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que podem saber o que fazer com uma ferramenta. Inclusive, exemplares já foram vistos pegando cascas de coco e transformando-as em abrigos.

3. O corvo

O corvo é capaz de imitar o som de algumas palavras, tal qual o papagaio. Eles também conseguem são usar ferramentas simples, armazenar alimentos para o inverno e memorizar experiências e informações que podem depois ser úteis no futuro. Para se ter uma ideia de como seu raciocínio é complexo, um corvo  já foi visto usando a folha dura de uma árvore, como se fosse uma faca, para fazer nozes caírem numa rua movimentada e serem esmagadas pelas rodas dos automóveis, para que eles pudessem comer as sementes. Eles ainda podem reconhecer pessoas, guardando suas fisionomias  depois de anos.

4. Os golfinhos

Sabidamente são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Têm uma linguagem própria e, através dela, se comunicam entre si. Casos recentes mostram que eles já trabalharam em equipe para salvar pessoas de tubarões e até um cachorro que estava prestes a morrer afogado.  Nos aquários, esses cetáceos se exibem e são capazes de obedecer a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações. Pode?

5. Os elefantes

Vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia e solidariedade com outros animais. Esses paquidermes são considerados pelos estudiosos extremamente inteligentes. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto. Eles também usam ferramentas para diversas finalidades. Um grupo de elefantes já foi observado atirando pedras com as trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente. Quando um membro do grupo morre, seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.