O Brasil é o país campeão da dor de cabeça crônica diária e ocupa o quarto lugar em cefaleia tensional e enxaqueca, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina.
63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com dores de cabeça frequentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca está entre as vinte doenças que mais prejudicam a vida saudável de suas vítimas quando se mede a quantidade de anos que ela incomoda. Na 12ª posição, ela está à frente do diabetes e até da Aids.  Agora veremos 7 casos que com frequência causam a dor:

Estresse

Sabe-se que o estresse libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. “Isso pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça”.

Calor Intenso

Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumentam em cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Além do calor, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores.

Alimentos que influenciam

Se você tem enxaqueca, sofre de dores de cabeça facilmente, ou está com aquela dorzinha chata, evite os seguintes alimentos: chocolate, café e chás pretos, embutidos, queijos amarelos,  álcool, frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete. Esses alimentos possuem substâncias que podem disparar o gatilho da dor. No caso do sorvete, há uma contração dos vasos, através da sensação de frio que o palato sofre. É como se o organismo estivesse dando um alerta para a diminuição repentina da temperatura.

 Pular refeições

Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia, ou seja, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue. Essa baixa pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca a vasoconstrição, causando dor.

 Postura incorreta

“Os nervos da coluna acabam ficando comprimidos com a posição incorreta e a dor é irradiada para a cabeça”.

Esforço exagerado

Essa dor de cabeça também pode ser indício de algo mais sério, como um aneurisma. No entanto, o efeito também pode ser inverso, pois no estudo da UFSC, a enxaqueca apareceu como sendo 43% mais frequente entre os sedentários do que entre os que costumam praticar algum tipo exercício.

Cheiros fortes

Não se conhece a fundo a relação entre alguns cheiros e a dor de cabeça, mas existem odores desencadeantes da cefaleia. “Perfumes fortes, gasolina, solventes e cheiro de cigarro, quando em uma exposição prolongada, facilitam o aparecimento da dor de cabeça”, diz o neurologista.
Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de analgésicos, mas também podem ser indicadas outras terapias, como meditação, massagem, técnicas de relaxamento e psicoterapia. Se as dores são acompanhadas de outros sintomas, como náuseas ou quadros mais sérios, como febre, as causas podem chegar até a derrames ou tumores, portanto, nunca dispense uma boa avaliação médica.

Agora veja uma outra forma:
Um remédio muito bom pode ser encontrado facilmente no mercado e totalmente natural é a semente de girasol confira abaixo uma receita muito eficaz.

Você vai precisar de:
Duas colheres de sopa de
sementes de girassol torradas
Um litro de água
Modo de Preparo:
Ferva a água e as sementes de girassol e
então desligue o fogo. Espere amornar e coe.
Posologia
Beba do chá para dor de cabeça
quatro xícaras ao longo do dia.
Após pesquisar uma forma de curar a dor de cabeça rapidamente e sem medicação e em casa mesmo, encontrei algo que mostrou ser muito eficaz e totalmente fácil de fazer.
Coloque os dedos nas suas sobrancelhas e os mova para baixo até sentir as órbitas;
Ao passar os dedos pela parte de dentro dessas “cavidades”, você sentirá buraquinhos no meio de cada uma; Essas reentrâncias são nervos sensíveis à pressão. Aperte-os por dez segundos com os polegares. Será doloroso, mas o ato levará seu corpo a soltar endorfina, um analgésico natural, imediatamente.

Para auxiliar sua melhora, experimente também:

Apertar o espaço entre as sobrancelhas;
Beber bastante água;
Colocar uma compressa de gelo no pescoço por dez minutos;
Desligar o computador e ir para uma sala quieta para descansar;
Dormir confortavelmente.