O site Ah Duvido  fez um trabalho de pesquisa e elaborou uma lista com os 10 maiores assaltos da história do planta. Apesar da tecnologia aumentar dia a dia e de as instituições financeiras investirem milhões em sistemas de segurança, os bandidos também evoluem com novas técnicas. A ganância os faz cada vez mais perigosos e audaciosos. E isso no mundo todo.


Alguns destes assaltos marcaram a história dos países onde ocorreram.
10. Piquenique caro no Banco Societé Générale, em Nice (França)

Era 19 de julho de 1976, quando uma quadrilha liderada por Albert Spaggiari levou uma bagatela de 9,8 milhões de dólares da agência francesa tida como inviolável. Bandidos cavaram  um túnel de 8 metros começando pelo esgoto de fora e conseguiram entrar no banco, arrombando os cofres em pleno feriado. os criminosos passaram  4 dias no banco com direito a piquenique regado com vinho e patê! Antes de sair, Spaggiari escreveu nas paredes: “Sem ódio, sem violência e sem armas”. Spaggiari foi capturado, mas fugiu da polícia e viveu na Argentina até morrer em 1989 de câncer.

9. Aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra)

Uma gangue roubou 12,1 milhões de dólares no dia 11 de fevereiro de 2002 no aeroporto mais movimentado da Europa, eles renderam o motorista de uma van da British Airways, que transportava a grana que acabara de chegar em um jatinho de Bahrein. A grana seria embarcada em um avião para Nova York. Mas os bandidos sabendo da operação armaram uma emboscada e amarraram os pulsos do motorista, largando-o de cara no chão. A gangue fugiu e única pista que polícia tinha para pegá-los era a van, mas eles a abandonaram e incendiaram numa cidade próxima do roubo.

8. No trânsito de Manchester (Inglaterra)

Ladrões armados até os dentes roubaram 12,6 milhões de dólares no dia 3 de julho de 1995 no meio do trânsito de Manchester. A quadrilha  interceptou o carro-forte da empresa Midland Bank, dominaram o motorista e expulsaram-no da van. Após a fuga, a polícia não conseguiu capturá-los. Então prenderam o motorista, alegando que ele tinha recebido dinheiro para facilitar o roubo, ele foi condenado a 14 anos de cadeia, mas acabou solto dois anos depois, por falta de provas.

7. Banco Andalucía, em Marbella (Espanha)

Na véspera de natal de 1982, três jovens italianos (2 rapazes e 1 moça) roubaram 15 milhões de dólares na tranqüila cidade de Marbella, na Costa do Sol da Espanha. Eles alugaram um apartamento vizinho à agência bancária, quebraram uma parede e prosseguiram com o plano de levar pra casa 15 milhões de dólares de 200 cofres.  Os três foram presos logo após o roubo.

6. Natal no Banco da France, em Toulon (França)

Outra quadrilha fortemente armada aproveitou a proximidade do  Natal e roubou 30,3 milhões de dólares no dia 16 de dezembro de 1992. A quadrilha invadiu a sede do Banco da França, em Toulon e ameaçou explodir tudo, com explosivos amarrados no corpo de um agente de segurança do banco. O roubo durou 20 minutos e ficou conhecido na França como “O Caso do Século”.

5. Agência de Correio, em Zurique (Suíça)

Cinco homens usaram uma van semelhante a dos correios, e invadiram a agência postal de Zurique em 1º de setembro de 1997. Depois de dominarem todos os funcionários, fugiram com vários malotes de dinheiro somando 42,9 milhões de dólares. E ainda deixaram 11 milhões para trás porque o dinheiro não cabia na van. Dois anos depois, a polícia suíça prendeu sete homens acusados de participação no assalto.

4. Banco da Inglaterra

Em 22 de fevereiro de 2006, ladrões disfarçados de policiais sequestraram o chefe da segurança de um banco e outra parte da quadrilha sequestrou a família dele, para forçá-lo a colaborar no assalto. Na sede do banco, os criminosos renderam 15 funcionários, obrigaram o chefe da segurança a abrir o depósito do banco e levaram 47,1 milhões de dólares. A polícia ofereceu 3,75 milhões de dólares para quem tiveesse informações sobre o assalto.

3. Northern Bank, em Belfast (Irlanda do Norte)

Na noite de domingo do dia 20 de dezembro de 2004, três homens fizeram uma visita a um funcionário do banco, depois descobriram a casa do chefe do funcionário e fizeram suas famílias reféns. Os bandidos orientaram os funcionários a ajudá-los no roubo no dia seguinte, e levaram 49,8 milhões de dólares. A polícia ainda não sabe do paradeiro dos bandidos, e apenas 100 mil dólares do valor foram encontrados no banheiro de um clube da polícia.

2. Banco Central de Fortaleza, em Fortaleza (Brasil)

O Brasil ficou em segundo lugar na listacom o crime ocorrido no dia 6 de agosto de 2005. Nesta data o Brasil registrava o maior assalto da sua história. A quadrilha agiu com precisão e levou R$ 150 milhões do caixa-forte do Banco Central do Brasil, em Fortaleza. Os bandidos alugaram uma casa próxima à sede do banco e construíram um túnel subterrâneo de cerca de 80 metros de comprimento. A infra-estrutura do túnel era digna de uma tese de engenharia, com sistemas de luz elétrica e ventilação para os assaltantes trabalharem tranquilamente! Foram recuperados 53 milhões de dólares e a Polícia Federal prendeu mais de 40 pessoas suspeitas de envolvimento no roubo na Operação Toupeira.

1. Depósito Knightsbridge, em Londres (Inglaterra)

O campeão dos assaltos no mundo aconteceu no dia 12 de julho de 1987. O maior roubo da história do planeta foi executado apenas por dois homens. A dupla conseguiu entrar no depósito de dinheiro com a desculpa de alugar um cofre. Mas ninguém se deu conta que eles estavam armados com pistolas. O gerente e os seguranças foram rendidos e eles levou 112,9 milhões de dólares pra casa. Enquanto faziam o assalto, placas foram penduradas informando que o depósito estava fechado temporariamente. Porém, o crime não fora perfeito, pois o italiano Valerio Viccei, mentor do crime, foi traído por sua impressão digital. Após quatro anos de prisão, Viccei foi transferido para a Itália, onde cumpriu prisão em regime semi-aberto até morrer em 2000.
Fonte: (www.xonei.com/os-10-maiores-assaltos-da-historia-do-planeta-roubo-em-banco-brasileiro-esta-em-segundo-lugar/)