As mariposas e outros insetos voadores parecem são atraídos pela luz artificial porque o brilho confunde seu sistema interno de navegação, pois estes não evoluíram entre luzes artificiais, mas sim, com a iluminação distante do sol, da lua e das estrelas.


Mas…. Esta teoria tem um problema. As lâmpadas são realmente recentes, mas fogueiras são acesas há milhares de anos e também atraem as mariposas. Os cientistas se perguntam se a seleção natural não teria eliminado as mariposas cujo instinto as fizesse voar em direção da luz.

Além disso, o pesquisador Powell, questiona se estes insetos realmente navegam de maneira transversal. “Tenho dúvidas sobre a idéia de que elas usariam a luz da lua para se orientar. Isto poderia ser uma característica das espécies que migram, aí sim, poderia ser. Mas isso não explica os outros 50 ou 70% das mariposas que são pequenas, não migram e parecem se orientar pela luz”, disse.

Entomologistas descobriram que as mariposas são menos atraída pela luz artificial durante a lua cheia.

Nenhuma explicação foi conclusiva o suficiente, as pesquisas continuam. Por enquanto, resta observar o comportamento “suicida” destes insetos.